Migração, Saúde e Diversidade Cultural

Autor:   

 

 

 
As recentes vagas de imigração em Portugal têm desafiado tanto as políticas de acolhimento dos imigrantes como as próprias noções de identidade, de diferença e alteridade. Desafiam igualmente saberes e poderes instituídos, como é o caso do saber médico confrontado com uma população crescen-temente diversificada, utente dos serviços nacionais de saúde.
A experiência da aflição e da doença entre os migrantes reveste-se de uma complexidade técnica, histórica e antropológica, que exige uma resposta pluridisciplinar. Assim, o presente volume oferece um conjunto de textos da área da antropologia, da etnopsiquiatria crítica e da psiquiatria cultural, com vista a proporcionar uma abordagem informada, simultaneamente teórica e prática, dos novos contextos terapêuticos interculturais.
Os vários contributos aqui reunidos oferecem uma visão rica e estimulante, útil para pensar de forma criativa o encontro entre migrantes e prestadores de cuidados de saúde no nosso país.

Elsa Lechner, Doutorada em Antropologia pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2003), é investigadora associada do Centro de Estudos de Antropologia Social (CEAS, ISCTE), com uma bolsa de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. O seu trabalho debruça-se sobre os temas da migração, identidade e memória prestando particular atenção às narrativas biográficas e encontros de alteridade em contextos terapeuticos

  • 274 pp.

Preço de Capa: €19.00
Nosso Preço: €17.10
Poupe: 10% menos

Adicionar ao Carrinho de Compras:

ISBN: 978-972-671-232-9
Publicado: 2009-03-01




INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - UNIVERSIDADE DE LISBOA
Avenida Professor Aníbal de Bettencourt, 9 1600-189 LISBOA Telef: 217 804 700 - Fax: 217 940 274 Política de Privacidade