Os Outros da Colonização

Ensaios sobre o colonialismo tardio em Moçambique


 

 

 
Um problema e um período, tais são os eixos que organizam esta colectânea. O problema diz respeito ao acúmulo de conhecimento sobre o colonialismo europeu na África que nos distancia da redutora oposição colonizadores/colonizados, que percorreu parte considerável da bibliografia. Os outros que aquele binómio esconde ou exclui foram presença constante em situação colonial. Uma nova cronologia da presença colonial europeia no continente africano é uma exigência historiográfica. Se durante muito tempo se discutiu quando teve início o «novo colonialismo», cabe agora responder quando alcançou o seu fim – e as datas das independências políticas, se são significativas, não são inteiramente satisfatórias.
Em Moçambique o colonialismo tardio é um período muito dinâmico, produtor de alteridades e, em grande medida, responsável pela diversidade moçambicana que sucede à independência do país. Continua, porém, a ser alvo de memórias paradoxais e conflitantes.
Os organizadores consideram que o colonialismo tardio em Moçambique merece ser enfrentado na forma de debate rigoroso e generoso. Estes ensaios procuram responde. Estes ensaios procuram responder ao desafio.

  • 361 pp.

Preço de Capa: €24.00
Nosso Preço: €21.60
Poupe: 10% menos

Adicionar ao Carrinho de Compras:

ISBN: 978-972-671-303-6
Publicado: 2012


Quem comprou este livro também comprou...




INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - UNIVERSIDADE DE LISBOA
Avenida Professor Aníbal de Bettencourt, 9 1600-189 LISBOA Telef: 217 804 700 - Fax: 217 940 274 Política de Privacidade