Adaptação e Adversidade

O desempenho escolar dos alunos de origem Indiana e cabo-verdiana no ensino básico

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Esta obra discute o modo como os contextos familiares e escolares se constituem enquanto elementos potenciadores ou redutores das possibilidades de materialização do ideário da igualdade de oportunidades propiciada pela instituição escolar nas sociedades modernas. Para o efeito, comparam-se os resultados escolares de alunos com diferentes origens nacionais – Portugal, Cabo Verde e Índia – e diferentes condições socioculturais, presentes em escolas do ensino básico da Área Metropolitana de Lisboa. Recorreu-se à aplicação de um questionário a 837 alunos distribuídos por oito escolas, à recolha de informação estatística em cada uma destas escolas e à realização de entrevistas a progenitores de crianças com origem cabo-verdiana e indiana. Foi possível identificar a supremacia do desempenho escolar dos alunos com ascendência indiana tanto em relação aos alunos autóctones como aos de origem cabo-verdiana, mesmo controlando o efeito de outras variáveis estruturais. Detectaram-se diferenças entre os grupos de alunos tanto quanto às suas vivências familiares (modos de relação com o país de origem e com a escolaridade) como quanto às suas experiências escolares (comportamento, relação com as pessoas e com as aprendizagens).

  • 289 pp.

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ISBN: 978-972-671-277-0
Publicado: 2010




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