Esquerda e Direita na Política Europeia

Portugal, Espanha e Grécia em Perspectiva Comparada

Autor:   

 

 

 
Este excelente estudo cobre de forma sistemática uma multiplicidade de dimensões que a clivagem entre Esquerda e Direita pode assumir, hoje em dia, num conjunto muito alargado de sistemas politicos europeus, com ênfase especial nas democracias do Sul da Europa. Andre Freire maneja com grande proficiência os métodos quantitativos e consegue deste modo isolar alguns dos factores que mais pesam na arrumação do eleitorado entre Direita e Esquerda, tanto no piano dos valores e atitudes como das orientações partidárias. Fica-se assim a saber, por exemplo, que em Portugal um dos factores que mais tende a obscurecer a clivagem entre Esquerda e Direita e a baixa diferenciação ideológica da oferta partidária dominante. Trata-se de um livro de grande utilidade no domínio da política comparada, que muito ajuda a clarificar os comportamentos eleitorais na Europa actual.
Manuel Villaverde Cabral

Finalmente um Iivro que decide lidar com os problemas conceptuais e empíricos relacionados com a clássica distinção entre Esquerda e Direita. Andre Freire combina com perfeição a parcimónia teórica e a ambição comparativa para examinar as diferencas existentes no significado que os eleitores de novas e antigas democracias europeias atribuem aqueles termos. Utilizando um considerável número de inquéritos, a sua explicação cruza os processos de socialização política e os de substituição geracional; sublinha o impacto da identificação partidária e dos sistemas de partidos; matiza a relevância das experiências autoritárias vividas pelas democracias do sul da Europa e os respectivos tipos de transição; discute as teses do fim da ideologia; e contrasta o peso dos valores politicos, das orientações partidárias e dos factores sociais. Como poderá comprovar-se, o resultado deste livro é extraordinariamente positivo.
Jose Ramon Montero

  • 368 pp.

Preço de Capa: €23.50
Nosso Preço: €21.15
Poupe: 10% menos

Adicionar ao Carrinho de Compras:

ISBN: 972-671-171-1
Publicado: 2006-04-01


Quem comprou este livro também comprou...




INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - UNIVERSIDADE DE LISBOA
Avenida Professor Aníbal de Bettencourt, 9 1600-189 LISBOA Telef: 217 804 700 - Fax: 217 940 274 Política de Privacidade